Os eletrocardiógrafos digitais requerem os mesmos cuidados de conservação que devem ser tomados com equipamentos eletrônicos: não deve ser submetido a batidas, poeiras excessivas, quedas, exposição prolongada ao sol, altas temperaturas, umidade ou penetração de líquidos.

Em ambientes hospitalares, é comum que equipamentos eletrônicos sejam danificados devido à penetração de líquidos. Para evitar que isso ocorra, não manuseie medicamentos sobre os equipamentos.

Caso ocorra de algum líquido molhar acidentalmente o aparelho, o mesmo deve ser desligado, o plug de rede do computador deve ser retirado da tomada e a assistência técnica deve ser solicitada imediatamente.

Periodicamente, convém verificar se o equipamento está operando normalmente. Para isto, o próprio usuário deve realizar – recomenda-se que seja diariamente – o “Teste Operacional do Usuário”

Medidas para prolongar a vida útil de seu eletrocardiógrafo digital

O procedimento de Manutenção Preventiva deve ser realizado anualmente por um técnico autorizado pela TEB.

Procedimento de Limpeza do Aparelho

Para limpar seu eletrocardiógrafo digital, antes de tudo, desligue-o (retire o cabo USB do módulo). Use apenas um pano macio umedecido em uma solução de água e sabão neutro, tomando o cuidado de não molhar os conectores ou a parte interna do módulo. Nunca use thinner, solventes ou produtos abrasivos.