O software do eletrocardiógrafo digital para computador da TEB oferece diversas vantagens na hora da análise dos resultados, entre elas a forma de apresentação das Derivações Cardíacas.

Formato de Impressão das Derivações Cardíacas

Tanto no ECGPC, quanto no C10+ e C30+, o software permite que os exames realizados e também os armazenados (banco de dados) sejam exibidos na tela do computador, ou impressos numa folha A4 (colorido ou preto e banco).

O formato de impressão dos traçados depende do tipo de tela utilizado (escolhido através das abas laterais) e das opções de impressão escolhidas.

Como visto no item anterior, existem três tipos de telas de Registro: Derivações Separadas, Derivações Simultâneas ou Ritmo (apenas disponível para traçados vindos de uma gravação contínua).

O comprimento do segmento capturado é sempre maior do que o que aparece na tela. É possível posicionar o segmento mostrado, utilizando-se o mouse: posicione a seta do mouse sobre os traçados, pressione o botão da esquerda e o mantenha pressionado, deslocando o cursor horizontalmente pela tela.

No formato de Derivações Separadas, os sinais de ECG que estão na tela (o trecho que foi selecionado deslizando o mouse horizontalmente), são impressos num formato que contém as derivações observadas e um canal de ritmo (Derivação II).

Outra forma de imprimir os traçados registrados é combinando-os com o chamado “Laudo Resumido” em uma única folha. (acrescentar hiperlink para artigo “Laudo do Software de Eletrocardiograma V2”).

A impressão de Uma Derivação é feita pressionando-se uma das teclas de função (F1 a F12), na tela de Registros. Desta forma, pode-se imprimir até 5 segmentos (tiras) de uma derivação em uma mesma folha de papel. O programa controla e avisa ao usuário quantas tiras foram enviadas para impressão e apresenta a opção de ejetar a folha antes de completa-lá com todas as tiras.

Outro formato de impressão é o Registro Contínuo de uma gravação (função de mini-holter). Para imprimir nesse formato, é necessário que neste exame tenha sido feita uma Gravação Contínua. Ao abrir o exame, vá para a aba “Gravação” e clique no botão “Imprimir”.

As figuras seguintes ilustram alguns exemplos dos vários modos de impressão implementados no programa:

Programa TEB - 01

Derivações Separadas (com Medidas Automáticas).

Programa TEB - 02

Derivações Simultâneas (com Medidas efetuadas sobre o Registro).

 

Programa TEB - 03

Impressões de Uma Derivação.

Programa TEB - 04

Registro Contínuo.

Programa TEB - 05

Programa TEB - 06