Captura da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital

O software que acompanha os eletrocardiógrafos digitais da TEB, oferece três diferentes tipos de opções de Laudo para concluir um exame: Resumido, Detalhado e Livre.

Laudo Resumido: resumi em apenas uma folha o registro impresso de um exame mais comum. Nela aparecerão informações como nome do paciente, nome da instituição, traçado das diversas derivações, texto do laudo e informações para a rastreabilidade do registro.

Laudo Detalhado: ocupa uma página inteira, mas tem a vantagem de ser prático e completo, pois já vem previamente preenchido com as informações coletadas nas telas anteriores do software, devendo apenas ser completado com o texto das conclusões e comentários finais.

Relatório Livre: modo mais flexível e configurável, podendo ser totalmente personalizado pelo usuário. Ele é um editor de texto genérico, que foi implementado no software. É possível salvar modelos personalizados de relatório e utilizá-los durante a avaliação de cada exame, preenchendo apenas as informações concernentes ao paciente.

Para cada tipo de laudo, pode-se utilizar o recurso de “Banco de Textos”, que otimiza o tempo do usuário, evitando a digitação repetitiva de alguns termos.

Após a escolha do tipo de laudo e o preenchimento do mesmo, este Laudo poderá ser Concluído. Uma vez Concluído, ele poderá ser visualizado, impresso ou exportado novamente, porém não poderá mais ser alterado. Para assinar um exame, utiliza-se o botão Assinar, disponível em qualquer opção de laudo.

software TEB para eletrocardiógrafo digital 01
Captura da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital

Se o usuário que assinou o exame desejar, ele poderá retirar sua assinatura, liberando novamente este exame para ser editado. Para isto, deve-se utilizar o botão Liberar, que aparece nas telas de Laudos Já assinados.

Com o recurso Imprimir, é gerado um arquivo de imagem padrão .bmp ou .jpg, com o Laudo exibido.

Laudo Resumido

Consiste de 6 linhas de texto, de digitação livre, onde é possível descrever os comentários e conclusões do exame. Este campo de texto é anexado a um dos Registros do Exame. Para escolher qual registro anexar, escolha-o no campo “Registro” no quadro “Conteúdo”. No exemplo a seguir, o Registro escolhido foi intitulado “ECG 2”:

software TEB para eletrocardiógrafo digital 02
Captura da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital

Laudo Detalhado

 

Captura da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital
Captura da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital

Esta tela contempla, basicamente, campos de texto que contêm as informações que serão impressas e salvas junto com o exame: Título, Anamnese, Medidas, Conclusões e Comentários finais.

O campo Título pode ser escolhido entre as opções pré-programadas ou digitado pelo usuário. Para isto, deve-se utilizar o campo “Título” do quadro “Inserir”.

Em “Anamnses” virão os dados cadastrados do Paciente e as informações do Exame (digitadas na tela da aba “Dados”.

Nas linhas destinadas às Medidas, pode-se escolher imprimir apenas um conjunto de medidas (correspondente ao último Registro aberto), ou uma tabela completa, com todas as medidas efetuadas sobre os diversos Registros que compõem o exame.

No campo “Conclusões e Comentários” está a finalização do Laudo.

No quadro “Conteúdo” é possível escolher se alguns campos devem ou não ser incluídos no Laudo. As opções que estiverem ticadas serão incluídas.

Relatório Livre

Este relatório oferece recursos comuns em editores de texto como o WORDPAD do Windows, por exemplo. Sendo assim, é possível formatar o relatório do exame, gerando arquivos do tipo RTF, que poderão ser exportados para outros programas.

Estes recursos permitem selecionar o tipo, tamanho, cor e aspecto das letras. Os parágrafos (delimitados por ENTER) podem ser alinhados à esquerda, à direita ou centralizados. Pode-se organizar tópicos e sub-itens.

Exemplo da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital
Exemplo da tela do software TEB para eletrocardiógrafo digital

Modelos de relatórios podem ser salvos e lidos, tornando mais ágil a elaboração dos relatórios durante o exame.

Modelos podem ser criados em editores de texto, devendo ser salvos na pasta do programa do ECGPC no formato RTF.

Como no Laudo padronizado, o banco de Textos também pode ser utilizado.

Os valores medidos dos parâmetros, obtidos durante o exame, podem ser inseridos no relatório com facilidade. Basta escolher na lista o parâmetro a inserir, e clicar no botão “Inserir”.